Manual de Instruções
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..:: Controle de Contas a Receber ::..
Todos as condições de pagamento de cada evento agendado e/ou
realizado são registradas automaticamente neste módulo.
Você pode acessá-lo pressionando a tecla F6 na tela principal do
sistema, ou clicando no botão “Contas a Receber”.
O sistema também permite que você faça inclusões manualmente.
Observe que na grade estarão todas as operações registradas. Algumas delas já recebidas... outras não.
Logo abaixo da grade, você encontra os totais gerais...
Total de Lançamentos ..:
Exibe o valor total de todas as contas a receber.
Em aberto ....................:
Exibe somente os valores não recebidos.
Quitado ........................:
Exibe somente os valores já recebidos.
Opções de Visualização..:
À esquerda da tela, você encontra opções para filtrar os resultados exibidos rapidamente.
Por padrão, são exibidos “Todos os registros”. No entanto, você pode selecionar “Somente em aberto” ou
“Somente baixados”, e definir um período.
Após filtrar, caso queira voltar ao padrão, clique em “Limpar”.
..:: Para Incluir um novo Título a Receber ::..
Pressione a tecla F2 ou clique no botão “Incluir”, e preencha os dados solicitados..:
1) Preencha os dados da fonte pagadora
2) Preencha informações que identifiquem o documento que deu origem ao título
3) Digite a data de vencimento
4) Informe o valor total do título (vide observações abaixo)
5) Selecione o plano de contas, caso suas finanças sejam controladas com o Entersoft © OuroCash™
6) Digite o total de parcelas
7) Digite o intervalo de dias entre as parcelas. Informe 0 (zero) para vencimentos mensais
OBS..: Abaixo dos campos você encontra duas opções que podem ser marcadas, a seu critério..:
a) Replicar Lançamento ..:
i) Quando marcado, o sistema criará três lançamentos no valor de R$ 150,00
ii) Se desmarcado, o sistema cria três lançamentos dividindo o “valor total da operação” pelo
“total de parcelas”... neste caso, três lançamentos de R$ 50,00.
b) Ref. Mês Retroativo ..:
Ao incluir qualquer título, o sistema adiciona no campo “Documento”, um texto de referência
ao mês e ano do vencimento. Se a opção “Ref. Mês Retroativo” estiver marcada, o sistema
informará um mês anterior ao vencimento.
8) Clique no botão “Confirmar” para efetuar a inclusão.
Após confirmar, os registros já constarão na grade de lançamentos.
Caso seja necessário excluir algum título, selecione-o na grade e pressione a tecla F3,
ou clique no botão “Excluir”.
..:: Ao receber, é necessário Baixar o Título ::..
Lembre-se que ao receber um valor, é necessário dar baixa no título registrado.
Para isso, selecione-o na grade e clique no botão “Baixar”, ou pressione a tecla F9.
Em seguida, basta preencher os detalhes sobre a baixa e clicar no botão “Confirmar”.
Se o valor pago for inferior ao valor do título, o
sistema perguntará se você deseja reagendar o
valor restante para um novo pagamento.
Caso positivo, basta informar a nova
data de vencimento.
Havendo necessidade de estornar qualquer recebimento, basta selecionar o título na grade, e pressionar o
botão F11, ou clicar no botão “Estornar”.
..:: Relatórios ::..
Neste módulo você encontra os seguintes relatórios..:
Contas no Período
* Todas as contas dentro do período
* Contas recebidas no período
* Contas a receber no período
Contas por Sacado
* Todas as contas do sacado selecionado
* Contas do sacado selecionado, num período
..:: Emissão de Recibos ::..
A qualquer momento, você poderá imprimir um recibo para o título selecionado.
Basta clicar no menu “Recibo”.