O Entersoft © FeastDay™ contém uma prática ferramenta para
agendamento de eventos. É neste módulo que você aproveitará
todos os recursos fornecidos pelos demais.
Você pode acessá-lo clicando no botão “Agenda de Eventos” ou
pressionando a tecla F5 na tela principal do sistema.
Ao clicar, será exibida a tela abaixo. Esta tela é dividida em três abas.: “Agenda de Eventos,
“Produtos e Serviços” e “Financeiro”.
Por padrão, os próximos eventos serão exibidos na grade.
No entanto, você pode exibir somente os eventos do dia selecionado no
calendário ou exibir todos os eventos, desde o inicio da utilização do sistema.
OBS.: Antes de agendar um evento, é necessário que o cliente esteja cadastrado.
Siga os passos abaixo:
1) Selecione o dia do evento no calendário
..:: Incluindo novos Eventos ::..
4) Ao término do preenchimento, clique no botão “Salvar”. Para abandonar sem gravar, tecle “ESC”.
OBS..: Para excluir um evento, selecione-o na grade e clique no botão “Excluir”,
ou pressione a tecla F3. Todas as informações referentes ao evento serão excluídas.
2) Pressione F2 ou clique no botão “Incluir Evento”
3) Preencha os dados do evento. Utilize a tecla ENTER para mudar de campo.
* Ao selecionar um cliente, vários dados serão capturados automaticamente.
..:: Adicionando Produtos e Serviços no Evento ::..
Mas não basta apenas anotar na agenda, que no dia tal, você tem um evento.
Com o Entersoft © FeastDay™, você pode armazenar em cada evento, toda a relação de itens e serviços
que seu cliente está contratando: Bolos, salgados, doces, reservas de mesas, fotógrafos, não importa...
Para isso, faça o seguinte..:
1) Ao clicar na aba “Produtos e Serviços” será exibida a tela abaixo:
Nesta tela, do lado esquerdo você verá a relação de itens incluídos no evento e o total do evento.
2) Observe que há duas formas de adicionar itens no evento. Itens individuais e Pacotes de Itens.:
a) Item individual..:
i) Pressione a tecla F5 ou clique no botão “Adicionar Item”
ii) Será exibida o quadro abaixo, contendo a sua tabela de preços
iii) Selecione o item na grade e tecle ENTER
iv) Digite a quantidade a ser adicionada e clique no botão “Confirmar”
OBS..: Automaticamente o sistema recalculará os totais do evento.
b) Pacotes de Itens..:
i) Veja que à direita da tela, são exibidos todos os pacotes de eventos que você cadastrou.
ii) Selecione um pacote na lista. O conteúdo do pacote será descrito logo abaixo.
iii) Clique no botão “Adicionar Pacote” ou pressione a tecla F6
Todos os itens e pacotes adicionados ao evento constarão na grade ilustrada abaixo.
Nesta grade você também poderá editar os campos de “Preço Unitário” e “Quantidade”.
Para isso, siga as instruções abaixo..:
1) Clique com o mouse em qualquer lugar da grade
2) Utilizando as setas direcionais do teclado, posicione na coluna que será editada
3) Digite o valor desejado.
4) Tecle ENTER para confirmar.
5) Caso queira cancelar a edição, tecle ESC.
OBS..: Para excluir um item, selecione-o nesta grade e clique no botão “Excluir” ou pressione F3.
O sistema atualizará automaticamente os campos “Sub Total” e “Valor Bruto” do evento.
..:: Editando Quantidades e Valores ::..
..:: Definindo as Condições de Pagamento ::..
Após preencher os detalhes sobre o evento e adicionar os itens escolhidos pelo cliente,
é hora de definir quais serão as condições de pagamento do evento.
Ao clicar na aba “Financeiro” será exibida a tela abaixo.
Nesta simulação você pode ver como este preenchimento é rápido e fácil.
No exemplo, temos um evento agendado com as seguintes informações..:
Data do Evento
30/11/2013
Valor do Evento
R$ 8.891,90
Desconto
R$ 1,90
Valor Líquido
R$ 8.890,00
Foram definidas as seguintes formas de pagamento..:
1º) Sinal de R$ 890,00 em DINHEIRO no dia 15/11/2013
2º) Cheque no valor de R$ 500,00 para 22/11/2013 (seguido pelos dados do cheque)
3º) Pagamento de R$ 3.500,00 no Cartão de Débito em 15/11/2013
4º) Pagamento de R$ 3.000,00 em 3 parcelas no Cartão de Crédito em 15/11/2013
5º) Agendamento de R$ 1.000,00 à receber no ato da realização do evento em 30/11/2013.
Observe que as datas de vencimento de todos os pagamentos nos cartões são preenchidas
automaticamente de acordo com as carências e quantidades de parcelas informadas.
Como Registrar um Recebimento
Clique no botão “Receber”, selecione uma das condições disponíveis e preencha os campos solicitados..:
a) Recebimentos em Dinheiro ..:
Preencha a data do movimento, o valor recebido e clique no botão “Salvar”
b) Recebimentos em Cheque ..:
Preencha a data do movimento, o valor recebido, os dados do cheques,
e clique no botão “Salvar”
c) Recebimentos em Cartões de Débito ..:
Preencha a data do movimento, o valor recebido, selecione a bandeira do cartão,
e clique no botão “Salvar”
OBS..:
Observe que ao lançar esta condição, o sistema adicionará o período de carência
automaticamente à data do recebimento. Este período de carência será aplicado conforme o
número de dias que você informou nas configurações de bandeiras e taxas.
Por Exemplo... No lançamento abaixo, o cliente pagou R$ 3.500,00 em 15/11/2013. Nas
configurações informamos que a administradora de cartões efetua o pagamento após 2 dias.
Ao clicar em “Salvar”, o sistema atualizará a data do recebimento para 17/11/2013, dia que o
valor será creditado na conta da empresa.
d) Recebimentos em Cartões de Crédito ..:
Semelhante às demais modalidades, basta informar a data que o cliente efetuou o
pagamento, o valor do pagamento, selecionar a bandeira do cartão, preencher a quantidade
de parcelas. Por padrão, o último campo é preenchido com 0 (zero) pois pagamentos
parcelados são recebidos mensalmente.
O sistema também adicionará a carência para o primeiro pagamento automaticamente,
conforme o que foi definido nas configurações de bandeiras e taxas.
Como Agendar um Recebimento
Clique no botão “Agendar”, e preencha os campos solicitados. Estes lançamentos constarão como
pendentes na ficha financeira do cliente e no módulo de contas a receber.
Ao término dos lançamentos, clique no botão “Concluído”.
..:: Imprimindo Recibos e Notas Promissórias ::..
Na aba “Financeiro” neste módulo, você também encontrará os recursos para imprimir recibos e notas
promissórias. Siga as instruções abaixo:
1) Recibos ..:
O Entersoft © FeastDay™ gera recibos automaticamente para todas as parcelas lançadas em
DINHEIRO. Para imprimir o recibo, pressione a tecla F6 ou clique no botão “Recibo”
OBSERVAÇÃO
O sistema não emitirá recibos para outras formas de pagamento, tais como cartões ou cheques.
Em operações com cartões, o POS (equipamento de leitura do cartão) já emite seu comprovante de
recebimento e operações com cheques estão sujeitas à compensação do mesmo.
Caso você necessite de um software para emissão avulsa de recibos / notas promissórias, entre em
contato com a Entersoft através do “Fale Conosco” .
2) Notas Promissórias ..:
O sistema gera automaticamente notas promissórias para todas as parcelas agendadas.
Para imprimir, clique no botão “Promissórias” ou pressione a tecla F9.
..:: Imprimindo o Contrato do Evento ::..
Ao concluir os procedimentos acima, o sistema estará pronto para gerar o Contrato do Evento.
Neste contrato constarão informações sobre sua empresa, o contratante, os itens contratados, totais do
evento e as cláusulas que você pré-definiu nas configurações do sistema.
Para imprimir o contrato, posicione-se na aba “Agenda de Eventos” ou “Produtos e Serviços”.
Em seguida, clique no botão “Imprimir Contrato” ou pressione a tecla F9.
..:: Relatório de Eventos Agendados ::..
Agrupado por Evento / Data
Exibe a relação de eventos agendados de acordo com o
período informado, organizado de acordo com os tipos
de eventos em ordem alfabética, seguido por ordem de
data.
Agrupado por Data / Evento
Neste relatório constarão todos os eventos agendados,
em ordem cronológica.